ABPA: projeto de lei do autocontrole vai desburocratizar processos

ABPA: projeto de lei do autocontrole vai desburocratizar processos

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) avaliou que a aprovação do Projeto de Lei (PL) 1.293/2021, conhecido como “PL do Autocontrole”, é um avanço pela “desburocratização dos processos” e está em linha com o que já é realizado “nos maiores produtores do planeta – Estados Unidos, União Europeia e Canadá”. No Twitter, a ABPA afirmou que o Brasil “conquistou um avanço importante” com a aprovação do PL.

Segundo a entidade, o PL moderniza a fiscalização de acordo com os preceitos de análise de risco, “e não retira competências dos fiscais federais agropecuários – que permanecem com poder de Polícia e de chancela – , assim como não impacta na segurança na produção de alimentos”, apontou a associação.

A ABPA disse, ainda, que a medida aumenta a transparência, melhora o controle do Estado, potencializa o poder de fiscalização e mantém a qualidade. “Esse é um PL de interesse público, para preservar a qualidade dos alimentos e estabelecer paradigmas com este objetivo. Otimiza processos e direciona os esforços do Estado – que sofre com a falta de recursos – na direção certa, com uma visão de futuro em prol do nosso povo”, acrescentou.

No apagar das luzes do ano legislativo, que se encerra amanhã (22), o Senado Federal aprovou um projeto de lei que estava em discussão há quase dois anos e ainda era objeto de polêmica. Segundo nota da Casa legislativa divulgada em seu site, o PL cria “um sistema híbrido de fiscalização sanitária, compartilhado com órgãos governamentais”. Agora, o texto vai à sanção presidencial. Frigoríficos, por exemplo, poderão fiscalizar com fiscais próprios – e não fiscais federais – a proteína animal produzida em suas plantas, desde que respeitadas determinadas regras presentes na nova legislação.

 

Compartilhe:

Postagens relacionadas

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?