Agroindústria contrai em dezembro, mas cresce 1,1% em 2022

Agroindústria contrai em dezembro, mas cresce 1,1% em 2022

De acordo com a pesquisa mensal do FGV Agro sobre a Agroindústria, em 2022, a produção agroindustrial registrou uma alta de 1,1% frente ao ano anterior. Essa expansão foi derivada, exclusivamente, do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cujo crescimento foi de 2,5%. Por sua vez, o segmento de Produtos Não-Alimentícios registrou queda anual de 0,5%.

Embora o crescimento da produção da Agroindústria tenha fechado o ano abaixo das projeções, é importante destacar que o desempenho foi superior aos demais ramos industriais, uma vez que as Indústrias Extrativa e de Transformação apresentaram contrações de, respectivamente, 3,2% e 0,4%.

Além disso, é válido ressaltar que a Agroindústria encerrou o ano perdendo fôlego, registrando, em dezembro/2022, a sua primeira contração (-1,6%, na variação interanual) desde fevereiro/2022. Essa desaceleração foi praticamente generalizada entre os setores agroindustriais, o que permite concluir que, mais do que algum problema específico da Agroindústria, é reflexo da perda de dinamismo da economia nacional.

Para 2023, o cenário ainda é bem incerto. O mercado doméstico deve ter dificuldades para crescer de forma robusta, seja devido à política monetária contracionista, à possível desaceleração no mercado de trabalho, seja devido às turbulências políticas. Já no mercado internacional, o mundo deve ter uma expansão menor em 2023 do que teve em 2022, o que deverá impactar a Agroindústria. No entanto, o comércio exterior poderá trazer algum alívio, principalmente condicionado ao desempenho da economia chinesa.

Uma alta de 3,4% em relação ao mesmo mês de 2021, correspondendo ao nono mês consecutivo sem contração. A expansão do mês foi puxada, exclusivamente, pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja alta foi de 7,9%. O segmento de Produtos Não-Alimentícios, por sua vez, registrou queda do seu volume de produção, de 1,2%. Com isso, a expansão acumulada no ano da produção agroindustrial é de 1,3% (janeiro a novembro de 2022 frente ao mesmo período do ano anterior).

Compartilhe:

Postagens relacionadas

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?