Brasil deve passar a terceiro maior exportador mundial de carne suína já neste ano

Brasil deve passar a terceiro maior exportador mundial de carne suína já neste ano

Segundo o presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Ricardo Santin, o Brasil deve passar a posição de terceiro maior exportador mundial de carne suína ainda em 2024. O país vai ultrapassar o Canadá.

Brasil deve ultrapassar o Canadá, assumindo a posição de terceiro maior exportador mundial de carne suína até 2033, segundo projeções do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Segundo o relatório, as exportações brasileiras de carne suína deverão crescer mais de 39% até 2033, passando a 2,3 milhões de toneladas. O crescimento previsto para as exportações do Canadá é de 9%, chegando a 1,4 milhão de toneladas.

Em 2025, o posto de maior exportador mundial de carne suína deve passar da União Europeia para os Estados Unidos, segundo o levantamento. A tendência deve persistir até 2033, como reflexo do aumento de competitividade da suinocultura norte-amerciana pelos ganhos de eficiência na produção e processamento de suínos.

As exportações dos Estados Unidos devem apresentar um crescimento de mais de 30% durante o período 2025 a 2033, alcançando a casa das 4,2 milhões de toneladas embarcadas. A participação dos EUA entre os principais exportadores deverá aumentar de 31,5% em 2025 para 34,3% em 2033.

Quando à União Europeia, o cenário é de abrandamento do crescimento das exportações ante o recrudescimento das políticas ambientais na região. As exportações de carne suína da UE devem aumentar 1%, para 3,3 milhões de toneladas, até 2033, mantendo a região como segundo maior exportador mundial de carne suína.

Fonte: USDA/ Agrinews

Compartilhe:

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?