O Conselho de Administração da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elegeu na terça-feira Edegar Pretto como novo presidente da estatal, marcando um maior foco da empresa para ações ligadas à agricultura familiar. Graduado em Gestão Pública, o novo presidente foi deputado estadual pelo Rio Grande do Sul nas três últimas legislaturas, pelo PT. Também foi presidente da Assembleia Legislativa do Estado gaúcho. A escolha de Pretto, anunciada anteriormente, gerou algumas críticas de parte do agronegócio pela proximidade do indicado com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Além disso, a Conab, tradicionalmente empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, passou a aparecer na estrutura do Ministério do Desenvolvimento Agrário no novo governo. Entre os projetos desenvolvidos por Pretto durante sua atuação como deputado estadual está o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS), que permite que as agroindústrias familiares comercializem seus produtos de origem animal em todo o território gaúcho, gerando mais postos de trabalho e renda para as famílias locais.
A Conab informou ainda que Rosa Neide foi eleita para ocupar a Diretoria Administrativa, Financeira e de Fiscalização. Ela já atuou como gestora pública enquanto secretária de Estado de Educação e secretária-adjunta de Políticas Educacionais de Mato Grosso. Para a Diretoria de Operações e Abastecimento, o escolhido foi Thiago dos Santos, especialista em gestão pública e funcionário de carreira da esfera municipal de Mato Grosso. A Diretoria de Gestão de Pessoas passará a ser comandada pelo pesquisador da Embrapa Lenildo Dias de Morais. Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, o novo diretor é graduado em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia.
Na semana passada, durante a Assembleia Geral Extraordinária do conselho da Conab, quando foram nomeados os novos integrantes do Conselho, também havia sido eleito Silvio Porto para assumir a Diretoria de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas (Dipai) da empresa, segundo comunicado da empresa na noite de terça-feira. A partir de agora, Porto foca em sua atuação como diretor-executivo, enquanto Pretto assume as funções da presidência, disse a Conab.