Exportações do Agronegócio cresceram 20,9% no 1º semestre e suíno brilha

Exportações do Agronegócio cresceram 20,9% no 1º semestre e suíno brilha

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou um estudo sobre o comércio exterior do agronegócio brasileiro, balanço de oferta e demanda mundial dos principais produtos.
A balança comercial junho de 2021 com saldo positivo de US﹩ 10,8 bilhões.
No acumulado do ano, exportou US﹩ 61,5 bilhões, 20,9% sobre o 1º semestre de 2020.Houve recuperação parcial dos preços médios, principalmente em carne bovina, soja e milho.O aumento da procura por soja e vem contribuindo para o crescimento da produção a cada safra, principalmente no Brasil.
E os estoques dos dois grãos estão cada vez mais baixos.
Ainda mais na China.O que anima o crescimento de vendas das carnes brasileiras.
Bovina, suína e de frango.
Elas avançaram 25,3% em valor e 17,3% na quantidade.
Impulsionadas pela carne suína.
O Brasil exportando cada vez mais essa proteína desde 2018, por causa da Peste Suína Africana (PSA) atingido os rebanhos na Ásia e Europa.A soja segue com destaque como o principal produto de exportação brasileira.
Que deverá manter o país como maior produtor e exportador mundial de soja.
Brasil, Estados Unidos e Argentina representam, juntos, 90,5% das exportações mundiais do grão.O milho também vem sofrendo com a queda nos estoques.
A quebra de safra no Brasil já começa a se refletir na balança comercial.
Vai haver queda das exportações para a safra 2020/2021.Problemas climáticos provocaram perdas no Brasil e na Argentina, os principais exportadores do grão.
Mas isso não deve comprometer a oferta mundial.As importações do agro também avançaram .Passando de US﹩ 6,2 bilhões para US﹩ 7,5 bilhões.
O principal produto comprado foi o trigo.
Além de peixes, produtos hortícolas, papel e óleos de dendê ou palma.A China segue como o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro, com 39% das exportações em valor, seguida pela União Europeia (14,5%) e Estados Unidos (6,4%).

Compartilhe:

Postagens relacionadas

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?