As autoridades chinesas liberaram na quinta-feira 30 mil toneladas de carne suína de suas reservas centrais para aumentar o fornecimento de carne para o feriado da Festa da Primavera, disse a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.
Um total de 150 mil toneladas de carne suína de reserva foi liberado no mercado desde 17 de dezembro de 2020 para garantir o abastecimento para os feriados de Ano Novo e Festa da Primavera, de acordo com a entidade.
A oferta no mercado aumentou por causa da liberação, disse a comissão, acrescentando que a liberação de reservas locais de carne suína em algumas regiões também foi bem recebida pelos consumidores.
Em 20 de janeiro, o preço médio da carne suína em 36 grandes cidades da China subiu 3,2% em relação ao início do ano devido ao aumento do consumo sazonal. O preço médio caiu 4,6% ante o mesmo período do ano passado.
A comissão trabalhará com outros departamentos para fornecer mais carne suína congelada das reservas centrais em torno do feriado da Festa da Primavera e orientar as autoridades locais a aumentar a liberação de reserva de carne suína para garantir o abastecimento do mercado e estabilizar o preço da carne suína durante o feriado.