Os preços da carne suína na China caíram no mês passado, mostraram dados oficiais. O índice médio de preços da carne suína em 16 regiões provinciais monitoradas pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais foi de 20,01 yuans (US$ 3,1) por quilo em junho, uma queda mensal de 16,6%. O índice de preços caiu 54,1% em relação ao mesmo período do ano passado, ampliando 18,4 pontos percentuais em relação ao mês anterior.
Desde o início do ano, os preços dos suínos na China caíram acentuadamente devido a uma melhora significativa na oferta e ao declínio na demanda, levando as autoridades a intervir com múltiplas medidas para estabilizar o mercado. Em junho, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma emitiu duas vezes avisos sobre uma queda excessiva nos preços dos suínos, alertando os suinocultores a ajustarem seus planos para estabilizar os suprimentos.
O órgão também começou a comprar carne suína para repor as reservas nos níveis central e local, uma vez que um índice de monitoramento dos preços da carne suína caiu abaixo do nível de alerta.