A Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte) realizaram em sua sede, na tarde de ontem (08/3), sua Assembleia Geral Ordinária, em que houve a votação para eleição das novas diretorias, de ambas instituições, para o biênio 2023/2024. O evento foi aberto com a palestra “O que esperar do cenário político de 2023”, ministrada pela consultora de relações políticas da ABCS, Ana Paula Cenci Vidal.
Na oportunidade, Ana Paula explicou a representatividade da bancada ruralista no Congresso, principalmente na Câmara dos deputados – onde 303 dos 513 deputados são afiliados à frente do agro – e os desafios do setor para relacionar seus interesses aos interesses do Senado. Além de explicar detalhadamente sobre o cenário político, Cenci informou que Sustentabilidade é a palavra da vez no atual Governo e a ABCS já trabalha ativamente na pauta. Outra ação de extrema relevância é a ação da Associação Brasileira na campanha de vacinação contra a Peste Suína Clássica no nordeste brasileiro.
Em seguida, foi eleita por unanimidade, a diretoria da Assuvap constituída por Fernando da Silva Araújo (diretor presidente); João Carlos Bretas Leite (diretor financeiro); Rodrigo Ramos Torres (diretor de mercado e marketing); Silvio Trivellato Sobrinho (diretor secretário) e Vladimir Augusto Fortes de Oliveira (diretor técnico).
Em seu discurso de posse, Fernando Araújo agradeceu a confiança a ele depositada e relembrou o quanto a BSim (Bolsa de Suínos do Interior de Minas), a qual foi implantada em sua gestão anterior, foi um marco importante para a suinocultura mineira e referência para a suinocultura nacional, visto que “ a informação, a ciência e conhecimento é um legado que a Bolsa nos trouxe e nos ajuda diante dos desafios”. O novo presidente também falou sobre as conquistas do Vale do Piranga, a exemplo do recente reconhecimento como polo mineiro de suinocultura, e falou que é um momento para que todos os associados trabalhem juntos para requerer suas demandas.
COOSUIPONTE
Também por unanimidade foi eleita a diretoria Coosuiponte tendo à frente Rodrigo Ramos Torres como diretor presidente, João Carlos Bretas Leite (diretor financeiro); Vladimir Augusto Fortes de Oliveira (diretor comercial); Alber Ferreira Rezende (diretor secretário) e Fernando da Silva Araújo (diretor de planejamento).
Rodrigo é arquiteto por formação, CEO do Grupo Aro e suinocultor desde 2017, junto a sua esposa e sócia, Andrea Zerbetto. Durante a posse, falou que enxerga a suinocultura mineira como uma grande oportunidade, mencionou que admira a gestão da cooperativa e o quanto a mesma incentiva seus colaboradores com diversas capacitações – o que busca manter em sua gestão – e informou que uma de suas metas é promover a união e interesse da classe, bem como o compartilhamento de informações, para o fortalecimento do setor.
Conselho Fiscal em Ambas as entidades
Foram eleitos os seguintes membros para compor o Conselho Fiscal de ambas instituições:
Efetivo:
Patrícia Morari Mendes
Paula Murta Campos Neves
Henrique Fonseca Miranda
Suplente:
José Manoel Azevedo Marcondes
Luiz Fernando Laia
Welington Pereira Giardini
Prestação de Contas
Na oportunidade, associados e cooperados aprovaram os Relatórios de Gestão das Diretorias, a Prestação de Contas e o Balanço Geral, encerrados em 31 de dezembro de 2022. Também foi apresentado o mapa estratégico com o plano de ação da Assuvap e da Coosuiponte para 2023, além do investimento no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).