O Ministério da Agricultura da Rússia estimou que o país abateu quase 486.000 suínos em 2023 devido a surtos de Peste Suína Africana. Apesar das perdas, o governo russo acredita que seus esforços para reprimir o comércio ilegal de carne suína online melhoraram a situação veterinária na indústria suína.
O ministério calculou que os surtos de ASF ocorreram em 49 regiões russas em 2023, com 68 confirmados em fazendas de suínos, incluindo quintais. Em 2022, o número de surtos chegou a 141, segundo o ministério. No entanto, não foram fornecidos outros números, incluindo quantos porcos foram abatidos em 2022.
Melhoria na situação veterinária A agência de notícias estatal russa Interfax relatou que a situação veterinária na Rússia pode melhorar graças a uma proibição de vendas online de carne suína e subprodutos, imposta em março de 2023. Esse canal era amplamente utilizado por fornecedores inescrupulosos. Relatórios ocasionais indicaram que produtos de carne infectados com ASF ou contendo o genoma do vírus foram encontrados no comércio eletrônico.
Nikita Lebedev, assessora do chefe do Rosselkhoznadzor, relatou em 2023: “Conforme as investigações após os surtos de ASF mostram, a maioria deles estava relacionada ao uso de resíduos alimentares comprados em várias instituições sociais, como escolas, cantinas, hospitais e cafés, ou em sites da Internet como ração animal.” Ela explicou que o PSA pode encontrar uma maneira de entrar nesses resíduos alimentares e desencadear um novo surto.
Vendedores levados à justiça A Interfax informou que, no último ano, dezenas de vendedores envolvidos no comércio ilegal online de carne foram “levados à justiça”, o que supostamente resultou em resultados positivos na luta contra o PSA no país.
Uma região do sul busca recuperação O Krasnodar Krai, que sofreu as maiores perdas devido a uma série de surtos de PSA em 2023 entre todas as regiões russas, planeja restaurar a população de suínos em 3 anos, segundo as autoridades regionais.
No ano passado, quase 57.000 suínos foram abatidos no Krasnodar Krai após vários surtos graves de PSA. No total, a região perdeu 80.000 suíno, o que representa 12,5% da população total.
Em setembro de 2023, um especialista de uma revista local relatou, citando players do mercado local, que, como o PSA atingiu várias fazendas industriais, os negócios provavelmente prefeririam não investir na criação de suínos no sul da Rússia por enquanto.
Restaurando gradualmente a população de suínos Fyodor Derek, porta-voz do Ministério da Agricultura regional, revelou que a região iniciou um programa com o objetivo de restaurar gradualmente a população de suínos até 2026. No entanto, ele não forneceu informações adicionais.
Ajuda generosa do estado provavelmente desempenhará um papel na recuperação esperada. Derek revelou que, no âmbito do programa regional de desenvolvimento agrícola, o orçamento estatal alocou 2,3 bilhões de rublos (US $24,6 milhões) para o desenvolvimento da indústria pecuária.
Fonte: Pigprogress