Segundo Ricardo Santin, Brasil está atento para reforçar políticas de prevenção, seja da influenza aviária, seja da Peste Suína Africana (PSA).
O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, destacou que há uma grande preocupação no Brasil setor com relação ao avanço dos casos de influenza aviária e de peste suína africana. Santin disse que há uma preocupação no sentido de reforçar as prevenções, por dois motivos: o primeiro para manter o país livre, evitando o contato dos animais de modo a evitar qualquer possibilidade de vir a se ter a doença e, o segundo, para que se possa ter condições de aumentar a produção para ajudar o mundo.
Santin afirma que chama bastante a atenção o fato de que nem se chegou ao inverno no Hemisfério Norte e a gripe aviária já está matando e dizimando planteis nos Estados Unidos e na Europa, se espalhando para todos os países do continente, pois há um clima mais propicio para isso. O dirigente destaca que o setor de proteína animal Brasil está muito atento e cuidadoso para reforçar todas as campanhas e políticas de prevenção, seja da influenza aviária, seja da PSA.