Depois de terem sido detectados sete casos de peste suína africana na ilha da Boa Vista, as autoridades proibiram o abate de suínos sem autorização e estão a implementar medidas sanitárias para evitar que o foco se espalhe a outras ilhas do arquipélago.
Aldina Barros, diretora do Serviço da Pecuária do Ministério da Agricultura e Ambiente, em entrevista à televisão pública cabo-verdiana, enumerou algumas das medidas que estão em curso.
“Aconselhamos os criadores a colocarem todos os suínos nas instalações apropriadas; aplicação das medidas higio-sanitárias e biossegurança. Quando o animal morrer deve ser enterrado ou incinerado e depois reforçar o serviço de inspecção inter ilhas para evitar que a doença se espalhe a outras ilhas endémicas” disse.
A Peste Suína Africana é endémica nas ilhas da Boa Vista, Maio, Santiago e Fogo e, segundo a diretora do Serviço da Pecuária do Ministério da Agricultura e Ambiente, os surtos acontecem de forma esporádica ao longo do ano porque é uma doença que não tem cura e nem vacina.