Iniciativas da cadeia suinícola junto à ABCS tem feito com que a carne suína vire pauta e ganhe ainda mais visibilidade para milhares de espectadores
A carne suína tem conquistado cada vez mais espaço na mídia, destacando-se como uma opção versátil e saborosa para o consumo. Matérias que exploram diferentes aspectos desse alimento têm se multiplicado em diversos veículos de grande alcance, como a Globo e a Band, tradicionais na televisão brasileira, além de estar cada vez mais presente em postagens positivas junto a influencers de saúde nas redes sociais, proporcionando informações valiosas sobre receitas, preços acessíveis e benefícios à saúde para mais de 200 milhões de espectadores.
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) vê no contato com a imprensa e influenciadores, uma forma de divulgar o trabalho da suinocultura brasileira, e de alcançar mais consumidores. Por isso, participa de matérias e entrevistas como o podcast “De onde vem o que eu como”, produzido pela equipe de agronegócio do G1, que explica o caminho dos alimentos desde a produção até a mesa. O episódio sobre a feijoada teve a participação do presidente da ABCS, Marcelo Lopes!
Ainda na rede Globo, o programa Mais Você, que impacta cerca de 14 milhões de brasileiros, realizou em julho deste ano uma reportagem especial sobre a carne suína. A ABCS contribuiu com o programa que mostrou que a proteína está custando a metade do preço da carne bovina, ensinou receitas, cortes, exibiu o sucesso de restaurantes especializados e falou sobre a segurança da proteína.
No universo gastronômico, a carne suína tem sido a estrela de inúmeras matérias que exploram receitas criativas, transformando a carne suína em uma opção culinária popular. Chefs e amantes da culinária têm compartilhado suas criações, demonstrando a versatilidade dessa carne, como o programa Melhor da Tarde da Band, que possui mais de 700 mil espectadores e focou na saudabilidade e na segurança da proteína.
No site e no YouTube do Band Receitas também é possível encontrar diversas receitas com a proteína, mostrando sua versatilidade para 186 mil inscritos. Esta matéria publicada em novembro aproveitou a oportunidade para falar também sobre a saudabilidade e a segurança da carne, além de educar os telespectadores sobre o ponto correto da carne suína.
O aumento da procura pela carne suína motivada pelas festas de fim de ano também foi pauta recentemente na rede Record, que tem audiência de mais de 100 milhões de telespectadores. A proteína é tradicionalmente uma das estrelas da ceia, e por isso o consumo nesta época do ano tende a aumentar.
Outro ponto que tem ganhado destaque nas mídias é o preço acessível da carne suína em comparação com outras proteínas. Reportagens destacam como o consumidor pode desfrutar de cortes de qualidade sem comprometer o orçamento. Essa abordagem destaca não apenas a acessibilidade, mas também a qualidade nutricional da carne suína, ampliando a conscientização sobre como ela pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável.
A ABCS também tem estado presente junto às mídias parceiras da suinocultura, como os programas do canal Agro Mais, site www.porkexpo.com.br, Canal Rural, Suinocultura Industrial, Presente Rural, Notícias Agrícolas e muitos outros veículos que se dedicam a cobertura do agro brasileiro tratando de diversos temas como consumo, mercado e etc.
Além das tradicionais mídias, a carne suína vem ganhando visibilidade nas redes sociais, onde tem sido reconhecida como uma opção saudável, versátil e saborosa por criadores de conteúdos que alcançam diferentes nichos de consumidores, como é o caso do Dr. Bruno Monteze, que recentemente explicou aos seguidores sobre os mitos da carne suína, a exemplo da cisticercose.
O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que “Essa tendência reflete uma mudança positiva na percepção do consumidor em relação a nossa carne, movida pelo trabalho conjunto de toda a cadeia junto ao varejo, consumidores e profissionais de saúde, consolidando-a como uma boa escolha culinária e uma carne nutricionalmente vantajosa”, conclui. Além disso, Lopes também explica que a ABCS tem trabalhado cada vez mais na estratégia de chegar a diferentes públicos e tem crescido a presença do conceito “Escolha Mais Carne Suína” nas redes sociais, ampliando o alcance por meio de influencers das informações sobre a proteína.