Casos de Peste Suína Africana (PSA) na Zâmbia e na Bulgária

Casos de Peste Suína Africana (PSA) na Zâmbia e na Bulgária

O Ministério das Pescas e Pecuária da Zâmbia reportou a Organização Mundial par Saúde Animal (OIE) cinco casos de Peste Suína Africana em diferentes regiões. De acordo como relatórios, os surtos atingiram suínos domésticos criados ao ar livre. No total, 6.964 animais foram afetados pela doença nos cinco surtos registrados em Nakonde Central, Mungwi, Shiwangandu na região Norte e Kabompo e Zambeze na região Noroeste.

A suspeita é que a origem do surto esteja ligada a transpor ilegal de suínos ou mesmo de alimentos oferecidos a estes suínos. A última vez que o país reportou um surto de PSA foi em novembro de 2011. O Ministério das Pescas e Pecuária da Zâmbia informou que já tem tomado medidas de contenção com restrições de movimento. Suínos vivos, e produtos suínos não são permitidos dentro ou fora das áreas afetadas.

Outro surto de PSA foi confirmado na Bulgária na quarta-feira, informou a Agência de Segurança Alimentar do país em comunicado em seu site. Um total de 212 suínos estava na fazenda, localizada na vila de Yunets, na parte leste do país, perto da costa do Mar Negro. Quinze animais da fazenda já morreram e os outros serão sacrificados, informou a agência. O último surto de peste suína africana na Bulgária foi registrado em 23 de abril deste ano, acrescentou.

Compartilhe:

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?