A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (27), da reunião da Câmara Setorial de Aves e Suínos do Ministério da Agricultura que tratou de questões como a influenza aviária e a peste suína clássica. O presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Adroaldo Hoffmann, destacou o esforço dos produtores e da cadeia produtiva para evitar que a influenza chegasse às granjas comerciais.
Atualmente, o Brasil não tem casos confirmados de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em estabelecimentos comerciais e segue com status sanitário de país livre da doença. Desta forma, a produção de aves não tem restrição às exportações e ao trânsito interno de produtos avícolas. A CNA e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) elaboraram uma cartilha com orientações sobre a doença .
“O importante é manter o foco e a atenção, principalmente em relação a regiões com produção de subsistência próxima às granjas comerciais”. Outro ponto abordado por Hoffmann foi a peste suína clássica (PSC), que teve a etapa de vacinação encerrada em Alagoas. Também participaram da reunião o coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, e o assessor técnico Rafael Ribeiro de Lima Filho.