A largada para a etapa final do Programa Inova – Fuçar, Chocar, Inovar será nesta quarta-feira, dia 20, às 18 horas, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube (youtube.com/embrapa, ou pelo link embrapa.br/suinos-e-aves/aovivo). A live de abertura terá três momentos distintos. O primeiro deles é uma retrospectiva de como as equipes finalistas do InovaPork e do InovaAvi estão trabalhando nestes dois últimos meses na Trilha de Inovação. Esse momento terá participação do analista Cássio Wilbert, da Embrapa, e Franciele Pastre, do Pollen Parque Científico e Tecnológico.
Em seguida, acontece um bate-papo muito especial com o mentor de inovação em marketing e vendas, investidor de empresas e cofundador do Evento HOJE Alexandre Weimer. O papo será conduzido pelo mediador criativo Fabrício De Martino, pela pesquisadora Janice Zanella e pelo chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe. E o terceiro momento será o sorteio da ordem de apresentação das equipes para o InovaPork, no dia 27, e o InovaAvi, no dia 28.
A Trilha de Inovação
Estão participando do Programa Inova 10 equipes finalistas, sendo cinco para cada iniciativa: InovaPork e InovaAvi. Durante dois meses, eles estão percorrendo uma Trilha de Inovação, conduzida pela Pollen Parque Científico e Tecnológico com acompanhamento de mentores em cada equipe.
A trilha é uma imersão pelo mundo da inovação, passando por quatro eixos, que são metodologias ativas que tem como objetivo aperfeiçoar as propostas apresentadas. Os eixos que serão contemplados neste trabalho contemplam o mercadológico, o tecnológico, a modelagem de negócios e a apresentação do pitch. Esse caminho terá, além da condução do Pollen Parque, o acompanhamento de mentores para cada uma das equipes.
As equipes e as propostas
As soluções apresentadas para a suinocultura – InovaPork – contemplam as oportunidades de reciclagem dos resíduos da produção animal como fonte de nutrientes para a agricultura, a integração e conectividade entre agricultura de precisão e ferramentas digitais, e melhorias que permitam o aumento da eficiência na utilização de matérias-primas alternativas ao milho e à soja para a composição de ração.
As propostas selecionadas para o InovaPork:
-Fertilizante bioestimulante (biofertilizante) de alto valor agregado produzido a partir de processamento de dejetos da suinocultura (Luming Inteligência Energética)
-PigScale – Pesagem automatizada de suínos através de visão computacional e inteligência artificial (SmartPIXEL)
-ProGBioma, o probiótico para economia alimentar para suínos (GenoBiomas Biotecnologia)
-Robotização inteligente 4.0 na suinocultura de precisão (ROBOAGRO – C3 Equipamentos para Construção Civil Ltda)
-SU-MAX – Suplemento mineral à base de aminoácidos para incremento de produtividade com benefícios diretos na redução da contaminação ambiental por dejetos suínos (Agros Nutrition).
Para o InovaAvi, as propostas selecionadas atenderam oportunidades de rastreabilidade e certificação nos sistemas de produção de aves, redução de condenação em abatedouros por problemas sanitários e melhoria de aproveitamento de carcaças, melhoria na gestão e uso racional da água, e integração e conectividade entre agricultura de precisão e ferramentas digitais.
Os selecionados do InovaAvi:
-Cooltivando Vida (Cooltivando Consultoria Ltda)
-IA para Frango (Ecotrace Solutions)
-Plataforma Tecnológica para Gestão Hídrica (Ativa Soluções Tecnológicas Indústria e Comércio SA)
-Solução Tecnológica para o Auto Controle Digital – Agro 5.0 (Frantz & Flesch Ltda/Qualyfull Sistemas)
-Uso de larvas de mosca soldado negro ou black soldier fly – BSF (Hermetia illucens) para gestão de esterco de aves e produção de proteína alternativa de alta qualidade (Hakkuna)
O programa Inova é uma realização da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Acate Agronegócio, Faped, INCTECh Incubadora Tecnológica e Pollen Parque Científico e Tecnológico.
São parceiros do evento: Academia da Avicultura, Academia Suína, Agroinovação SC, Centro de Inovação Concórdia, Fapesc, Prefeitura de Concórdia e Senai, A9 Perfomance – Educação Corporativa.
Na categoria patrocinador Ouro temos a MSD Saúde Animal.
Como patrocinador Prata: Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, APC, Boehringer Ingelheim, Icasa, Korin e Sindirações.
No patrocínio Bronze: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Adisseo, BRDE, Nucleovet e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos no estado do Rio Grande do Sul – SIPS.