A matéria aponta que enquanto o consumo de carne suína cresce, a carne bovina vem diminuindo constantemente seu espaço na mesa do brasileiro desde 2004
Um dos maiores jornais de circulação no Brasil, o ‘A Folha de São Paulo’ divulgou na última quarta-feira (29) dados sobre consumo de proteínas no Brasil feito pela Consultoria Agro do Itaú BBA. De acordo com a pesquisa, a carne suína teve aumento de consumo recorde em 2022, chegando à 18,94 kg por pessoa, o que também tem sido apontado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), que tem esse objetivo dentro das duas frentes de trabalho. O relatório também ressalta que a proteína suína teve incremento de consumo pelos últimos 9 anos seguidos, o que indica uma mudança de cultura entre a população. Alguns fatores que ajudaram nesse resultado foram a estagnação do consumo do frango e a diminuição da carne bovina, que teve a menor consumação desde 2004.
A ABCS, assim como a cadeia da suinocultura, enxerga e trabalha com a oportunidade da carne suína assumir cada vez mais esse lugar substitutivo de outras proteínas e de fazer parte do hábito de consumo dos brasileiros. Além de atuar com protagonismo em ações que garantem a sanidade e qualidade da carne suína junto aos produtores, a associação também desenvolve, com o suporte financeiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), estratégias de marketing que visam impulsionar seu consumo, com ações que mostram sua saudabilidade, versatilidade e oportunidades de conexão com os anseios e vivências do consumidor. É o caso da 11ª edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) que acontece no período de 1 a 17 de junho, parceria junto às maiores e melhores redes de varejo do Brasil focada em educação que impacta anualmente o consumo da proteína de forma positiva e perene.
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, resultados como estes comprovam a eficácia do trabalho da entidade na promoção da carne suína no Brasil. “É muito bom ver a proteína suína tendo crescimento progressivo há 9 anos. Mostra que educação e promoção fazem efeito na mudança de consumo da população. Os pilares da ABCS focam em educar e replicar conhecimentos e a SNCS é uma grande promotora de ensino que evidencia o custo benefício, saudabilidade e segurança da carne suína para todo o país”, explica.