Paulistana também já foi eleita melhor chefe mulher da América Latina e mostrou mais uma vez que é um sucesso na gastronomia
A paulistana Janaína Torres Rueda, do restaurante A Casa do Porco, foi eleita a melhor chef mulher do mundo pelo 50 Best, importante prêmio da gastronomia, em anúncio no @theworlds50best nesta quinta-feira (21). A premiação reforça a importância da inclusão na culinária e do empoderamento das futuras gerações de chefs mulheres, causando impacto positivo e promovendo mudanças no próprio setor. O foco e determinação da cozinheira explicam por que tudo que ela toca se transforma em ouro.
Em 2023, Janaina foi eleita a melhor chef mulher da América Latina pelo 50 Best. Sócia de outros estabelecimentos, como o Dona Onça, lanchonete de cachorro-quente Hot Pork, Sorveteria do Centro e da Merenda da Cidade, a empresária é reconhecida como uma potência da culinária brasileira.
Em 2019, Janaína figurou no ranking dos 50 melhores do mundo. Envolvida em nobres causas, foi destaque por sua colaboração no projeto de melhoria da merenda escolar e atuação em campanhas por socorro à indústria da hospitalidade na pandemia.
Há tempos, Janaína defende a gastronomia social e demonstra um compromisso inabalável com sua comunidade. A chef trabalhou como voluntária na criação do “Cozinheiros pela Educação”, a convite do Governo do Estado de São Paulo. O projeto incluiu aulas com as cozinheiras da rede pública de educação.
Com o fechamento dos estabelecimentos por conta do covid-19, Janaína reuniu chefs e colaboradores da indústria da alimentação e da hotelaria para a campanha “SOS”. Com o apoio financeiro do governo federal, conquistou benefícios e freou o número de demissões no período.
Janaina ajudou pessoas em situação de vulnerabilidade e ainda usou o Bar da Dona Onça como ponto de coleta e distribuição de produtos.