Organização
Coorganização
Paul Yeske, DVM, MS, é uma figura amplamente reconhecida na indústria suína. Com mais de 30 anos de experiência em medicina veterinária de suínos, ele se destacou por seu trabalho em gerenciamento de doenças e eliminação. Além disso, Paul recebeu dois prêmios veterinários: a Palestra Memorial Howard Dunne e o Praticante Suíno do Ano.
Atualmente, Paul é um membro sênior da equipe veterinária do Swine Vet Center (SVC), que inclui 15 veterinários. Quando ingressou na clínica em 1991, havia apenas três veterinários na equipe.
O interesse de Paul por suínos e ciência veterinária começou quando ele crescia na fazenda diversificada de sua família no sudoeste de Iowa. Ele lembra de trabalhar com veterinários enquanto tratavam porcos e outros animais. No ensino médio, ele trabalhou em uma operação de confinamento de porcos, o que consolidou seu interesse pelos suínos.
Ele se formou na Universidade Estadual de Iowa, onde permaneceu até obter seu Doutorado em Medicina Veterinária em 1985. Seu primeiro emprego foi em um grande grupo de prática veterinária, até que ele se transferiu para o SVC.
Mais de 100 apresentações em conferências veterinárias e mais de 120 reuniões de produtores.
Nascido em: Alecrim – Rio Grande do Sul
Participou da fundação da SUDCOOP exercendo várias funções, especialmente a elaboração dos projetos estratégicos.
Em 1979 coordenou a equipe que analisou e elaborou o projeto para aquisição do Frigorifico FRIMESA.
Com a transferência da SUDCOOP para Medianeira, mudou-se para cá em 1982.
Exerceu a função de Superintendente Industrial e em 1997 assumiu como Diretor Executivo e, em 2023, assumiu as atribuições de Diretor Presidente Executivo.
Contribuiu significativamente no projeto de ampliação da FRIMESA aqui em Medianeira, fato que gerou renda e empregos ao município.
FORMAÇÃO: ENGENHEIRO AGRÔNOMO
Formado pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.
Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia/PUC-PR.
ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
EMATER-PR: 1974 a 1975.
COPERSABADI: Gerente Técnico de 1976 a 1978.
SUDCOOP/FRIMESA:
Cargo atual: Presidente Executivo
Admissão 1978 até hoje.
Diretor geral do Grupo Schoeler. Diego faz parte da terceira geração no processo de sucessão familiar da família Schoeler.
Diego é bacharelado em Administração, possui ampla bagagem e vivência na produção de suínos além da atuar em todas as áreas da cadeia produtiva das empresas do grupo.
O professor Bruno Silva é Zootecnista formado pela Universidade Federal de Viçosa – UFV, Mestre em bioclimatologia animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutor em bioclimatologia e nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pelo Institut National de la Recherche Agronomique – INRAE (França) e pós-doutorado em Nutrição de suínos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Foi pesquisador em nutrição de suínos no Institute for Pig Genetics – IPG (Holanda), TOPIGS Norsvin Research Center IPG (Holanda) e gerente global de nutrição de suínos da TOPIGS Norsvin Internacional. Desde 2012 é professor e pesquisador em nutrição e produção de suínos e Adaptação Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É editor associado do periódico cientifico internacional Animal: An International Journal of Animal Bioscience; e revisor de diversos periódicos internacionais A1. Desenvolve pesquisas nas áreas de exigências nutricionais e ambiência de suínos em regiões de clima tropical. Atua em parcerias com diversas multinacionais e instituições de pesquisa na área de nutrição de suínos na América Latina, Europa e Ásia. Também é coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos (NEPSUI/ UFMG).
Formação Acadêmica:
Iniciou sua experiência em suinocultura pela Smith Field Foods – em North Carolina como Trainee, passou por empresas como Minerva Foods, Vaccinar, atualmente possui cargo de Coordenador de Produção na Cooperativa Castrolanda responsável pela Gestão Zootécnica e Econômica de 15.000 matrizes no sistema de Produção de Leitões, Unidade de Desenvolvimento Genético – 155 reprodutores, Unidade de 4º Sitio – 150 femeas comercializadas/mês e gestão da assistência técnica e fomento. Dedica se a Suinocultura a mais de 15 anos.
Fernanda Hoe é médica-veterinária de formação, com mestrado na University of Wisconsin (EUA) e MBA na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Está na Elanco Saude Animal desde 2013, acumulando passagem por diversos cargos, dentre os quais Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento e Diretora de Marketing para a América Latina, último posto que ocupou antes de assumir a direção geral da operação brasileira. Em 2021, foi considerada pela Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do agro no Brasil.
Johan Zonderland é um Zootecnista formado pela Universidade de Wageningen em 1997, com uma tese de mestrado sobre a “Avaliação de um Modelo Multifásico para a Eficiência Reprodutiva em Touros Leiteiros”. Em 1998, começou a trabalhar como Pesquisador no Wageningen Livestock Research. Paralelamente a este trabalho, concluiu sua pesquisa de doutorado em 2010 com o título “Talking Tails – Quantificando o Desenvolvimento de Mordedura de Cauda em Suínos”.
De 2010 a 2015, viveu na Nova Zelândia e trabalhou para um Instituto de Pesquisa Veterinária Australiano, realizando ensaios de registro para medicamentos veterinários. Após retornar à Holanda em 2015, começou a trabalhar na empresa MSD Saúde Animal, sendo responsável por ensaios de campo relacionados ao registro de vacinas e medicamentos veterinários.
Em 2016, ele se juntou à De Heus Nutrição Animal como Líder de Equipe de P&D Suínos. Foi responsável pela Pesquisa Global em Suínos, com foco em nutrição, saúde e manejo. Um de seus tópicos de pesquisa foi a modelagem das necessidades nutricionais das porcas, criando um modelo para comparar a necessidade de energia e lisina das porcas com os nutrientes fornecidos.
Desde 2023, Johan é Gerente de Implementação Global na De Heus Nutrição Animal. Nesta função multiespécies, ele trabalha para melhorar a implementação de produtos, conceitos, conselhos e serviços nos diferentes países onde a De Heus atua.
Iniciou sua trajetória na suinocultura em 2010. Ele trabalhou por seis anos como encarregado da parte reprodutiva e, há oito anos, atua como gerente da Granja SAN Bernardo, que possui 3.150 matrizes. A Granja SAN Bernardo foi premiada nos últimos sete anos como uma das melhores pela Agrines. Além disso, Jonathan também atua como assessor técnico em outras granjas, com foco em clima organizacional, reprodução e liderança de equipe.
Nasceu na Argentina, graduado em Zootecnia na Universidade Nacional de Lomas de Zamora, na Argentina, há 40 anos.
Especialização em Produção Animal
Sua jornada profissional envolveu consultoria a pequenos produtores de aves, coelhos, suínos e abelhas.
Supervisão e Gerência de granjas de suínos na empresa Procecoop S.A.
Gestão e Projetos sobre carnes no Frigorífico Minguillón S.A.
E uma carreira de dez anos atuando na Associação Argentina de Produtores de Suínos.
Há cinco anos, presta assessoria a empresas e instituições do segmento na Argentina e no Paraguai.
Foi um dos criadores e coordenadores do Grupo de exportadores de Suínos da Argentina.
Ainda atuou como editor de revista sobre Ovinos, prestou assessoria à Câmara das Indústrias de Carnes da Argentina, participou de grupos ligados à Academia e aos exportadores, além de debates sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul), enfermidades em suínos, questões comerciais, de saúde e qualidade de carnes em indústrias frigoríficas de vários países da América Latina.
Proferiu palestras, participou de debates e apresentou trabalhos científicos em dezenas de faculdades portenhas há mais de 23 anos.
Dr. Kobe Lannoo nasceu em 1978 na Bélgica. Com grande interesse na indústria agrícola, ele começou seus estudos para se tornar veterinário na Universidade de Ghent. Em 2002, graduou-se cum laude com especialização em suínos na Universidade de Ghent.
Após 12 anos liderando uma prática veterinária na Bélgica e nos Países Baixos, ele se juntou a uma multinacional. Começando como gerente global de produtos para o portfólio de suínos, em 2019 ele se tornou responsável por liderar a equipe de gerentes de categoria que gerenciam globalmente o portfólio de aditivos. Nesse papel estratégico, ele e sua equipe traduzem os projetos de pesquisa inovadores da equipe de P&D em conceitos comercializáveis para a indústria global de alimentação animal.
Desde abril de 2024, Dr. Lannoo, atua como Líder Global de Suínos, é responsável globalmente pela oferta completa de aditivos, nutrição para animais jovens e premixes em suínos.
Presidente dos Éleveurs de porcs du Québec desde junho de 2023, personifica paixão e dedicação à indústria suína. Desde jovem, ele trabalhou no campo, mas foi em 2013 que ele realizou seu sonho de se tornar proprietário de uma granja de suínos após superar desafios financeiros significativos. Sua granja, Les Cochons du Roy, é o resultado desse sonho, onde ele agora gerencia 200 matrizes que produzem cerca de 6.000 leitões anualmente.
Ao longo dos anos, Louis-Philippe gradualmente se envolveu em várias organizações, tornando-se um líder influente em seu campo. Ele atuou como administrador, vice-presidente e depois presidente dos Éleveurs de porcs des Deux-Rives antes de assumir papéis de liderança dentro dos Éleveurs de porcs du Québec. Seu compromisso também se estende a outros comitês, incluindo marketing e custos de produção.
Luís Gustavo Corbellini é um Médico Veterinário com uma vasta experiência acadêmica e
profissional. Possui um histórico de atuação tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Ao longo de sua carreira, desempenhou diversos papéis, incluindo Professor Substituto
de Microbiologia na UFRGS, Pesquisador Convidado no Serviço Veterinário Oficial na
Suíça e Professor Associado em Epidemiologia na Faculdade de Veterinária-UFRGS. Ele
também foi Coordenador do Laboratório de Epidemiologia Veterinária (Epilab-UFRGS).
Mais recentemente, fundou a Corb Science Solutions, onde atua como CEO.
Sua formação inclui um mestrado e doutorado em Medicina Veterinária
Preventiva/Epidemiologia pela UFRGS, além de pós-doutorados em Avaliação de Risco
Microbiológica na Universidade Técnica da Dinamarca e em planejamento de um
programa de febre aftosa no INIA, Uruguai.
O foco de sua pesquisa abrange epidemiologia veterinária quantitativa, saúde pública
veterinária e avaliação de risco em saúde animal. Ele também contribuiu com inúmeras
publicações em periódicos internacionais, destacando-se por sua expertise em diversas
áreas, incluindo, técnicas de inteligência artificial, bioestatística, biosseguridade e
estudos epidemiológicos em doenças infecciosas dos animais. Além disso, participou de
diversos comitês científicos e prestação de assessoria a várias instituições e empresas.
A frente da Corb Science estão trabalhando no Programa Nacional de Vigilância para a
Febre Aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), onde desenvolveram um
sistema de vigilância orientado a dados. Vários aplicativos que monitoram os fatores de
risco para febre aftosa e o trânsito animal em tempo real foram desenvolvidos para o
Programa Nacional do MAPA.
Médico Veterinário
Universidade Federal de Viçosa (UFV)
M.Sc. em Medicina Veterinária Preventiva (Doenças Infecciosas)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
D.Sc. em Ciência Animal (Epidemiologia)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Pós-Doutorado em Segurança Alimentar e Saúde Intestinal
USDA, National Animal Disease Center, Ames, Iowa, USA
Experiência Profissional:
Áreas of Conhecimento Técnico-Científico:
Cursa o último ano de medicina veterinária, atua há 6 anos na suinocultura, com enfoque para reprodução e melhoramento genético. Filha e neta de suinocultores, sua família está há quase 7 décadas na produção de suínos.
Lidera uma granja multiplicadora Topigs Norsvin na cidade de Bauru, SP. É pós-graduada em língua francesa na Sorbonne-Paris e tem especialização em andrologia suína.
Médica Veterinária – Universidade UNIMAR
São longos e relevantes 30 anos de trabalho no mercado de monogástrico com experiências nacional e internacional.
Iniciou trabalho na empresa – Consuitec – Consultoria Dra Maria Nazare e depois com Luciano Roppa. Dois grandes mentores da minha vida profissional.
Ampla Experiencia de trabalho em empresas multinacionais desde 1997.
Trabalhou com Genética, Nutrição, Indústria Farmacêutica e desde 2009 com foco em aditivos para saúde intestinal.
Trabalha na empresa Trouw Nutrition como Gerente Técnico Comercial Global / LATAM PERFORMANCE E HEALTH.
Iniciei o foco em PESSOAS e LIDERANÇA em 2002 e desde lá venho estudando e concluindo formações em Desenvolvimento Humano em especial o meu Auto-Conhecimento
Em 2009 concluiu MBA em GESTAO NEGOCIOS ESTRATÉGICO e MARKETING com módulo internacional na Espanha.
Desempenhou o estudo e formações em Desenvolvimento Humano:
Escritora e Prefaciadora dos Livro:
Palestrante e Mentora. Atualmente estudando Pós-graduação em Neurociência na Universidade PUC PR.
Formada em administração de empresas, especialista em processo e formação de líderes.
Experiência consolidada no Agro atuando junto a Assuvap – Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga e Coosuiponte – Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região a mais de 17 anos.
Juntas as instituições representam o 4º polo de suinocultura independente do Brasil totalizando 100 mil matrizes.
Trabalha com suínos a 7 anos, tem experiência nas áreas de terminação e creche. Atualmente atua como gestor em uma central de creches da Cooperativa C.Vale, uma instalação com a capacidade de alojar 23 mil leitões.
Iniciou seu contato com a suinocultura desde a infância na granja da família. Se formou e se especializou nas áreas de gestão e Finanças, atualmente está a frente da granja Bom Futuro com 800 matrizes no estado de Minas Gerais
Graduação:
Administração de empresas – IBMEC MG 2015
Ciências Contábeis (Contabilidade e Finanças) – IBMEC MG 2016
Pós graduação:
CFM (Certificate in Financial Management) – Insper 2021
Gestão e Produção de Suínos – Univicosa 2018
Presidente dos Éleveurs de porcs du Québec desde junho de 2023, personifica paixão e dedicação à indústria suína. Desde jovem, ele trabalhou no campo, mas foi em 2013 que ele realizou seu sonho de se tornar proprietário de uma granja de suínos após superar desafios financeiros significativos. Sua granja, Les Cochons du Roy, é o resultado desse sonho, onde ele agora gerencia 200 matrizes que produzem cerca de 6.000 leitões anualmente.
Ao longo dos anos, Louis-Philippe gradualmente se envolveu em várias organizações, tornando-se um líder influente em seu campo. Ele atuou como administrador, vice-presidente e depois presidente dos Éleveurs de porcs des Deux-Rives antes de assumir papéis de liderança dentro dos Éleveurs de porcs du Québec. Seu compromisso também se estende a outros comitês, incluindo marketing e custos de produção.Graduado em Zootecnia, com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Maringá, com ênfase em produção e nutrição de monogástricos. Principalmente, aves e suínos.
Possui experiência internacional significativa como pesquisador visitante no Departamento de aves da Universidade de Auburn, Alabama, EUA. Posteriormente, realizou pós-doutorado da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Jaboticabal), colaborando para o desenvolvimento de modelos preditivos das exigências nutricionais de aves, que foram incorporados na Tabela Brasileira de Aves e Suínos 2024. Também participou de projetos com diversos pesquisadores internacionais, incluindo o Ph.D. Robert Mervin Gous da Universidade de KwaZulu-Natal, a Ph.D. Marie-Pierre Létourneau Montminy da Laval University e o Ph.D. Jaap Van Milgen da Inrae.
Atualmente, é nutricionista monogástrico e responsável técnico na Agronutri Tecnologia em Nutrição Animal.
Médico Veterinário formado pela URCAMP-RS
Pós-graduação em Agrobusiness pela UNOESC-SC
MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Atuou por 26 anos como Gerente de Integração e Agropecuária, pela empresa MASTER AGROINDUSTRIAL S/A
Produtor Rural integrado de aves e suínos no Mato Grosso do Sul
Geneticista com sólida formação em melhoramento animal. Ela se formou em Engenharia Agrícola pela Universidade de Buenos Aires, Argentina, em 2012. Dando continuidade à sua formação na mesma instituição, concluiu um mestrado em Biometria e Melhoramento Animal em 2017, seguido de um doutorado em Ciências Agrárias com foco em melhoramento animal em 2019. Após concluir seu doutorado, ela obteve uma posição de pesquisa de pós-doutorado no INRAE em Toulouse, França, onde trabalhou de 2019 a 2021. Durante esse período, ela se especializou em genética quantitativa e avaliações genômicas. Desde 2021, Carolina é geneticista na Nucléus (Cooperl), onde é um membro-chave da equipe de P&D. Ela participa ativamente de vários projetos de pesquisa e desempenha um papel central na implementação e otimização de avaliações genômicas em várias linhagens de suínos.
Possui graduação em ENGENHARIA AGRONOMICA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Livre Docência em Biodigestão Anaeróbia (1994). Professor aposentado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Energização Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: biodigestão anaeróbia, biodigestores, aproveitamento de resíduos, biogás e manejo de dejetos. Fez Viagens de Estudos para Cuba, Itália, Espanha e Alemanha. Tem Curso de Proteção Ambiental e Conservação de Energia no Japão (2006). Em 09/05/2017 recebeu o PRÊMIO PESQUISADOR EMÉRITO DO CNPq 2017. Atualmente é Consultor da MWM – Motores e Geradores.
Gerente Executivo de Sustentabilidade na Seara Alimentos LTDA
16 anos de experiência junto a agroindústria – da agropecuária ao abate.
Experiência e interface com processos no exterior, EUA, Espanha, Alemanha, Argentina, Paraguai. Mestre em Bem estar animal. Atuação como gestor de equipe e desenvolvimento de sucessores, com grande facilidade de comunicação.
Gestor financeiro de grandes pacotes da integração agropecuária (aves e suínos). Implementação de programa ESG (environmental, social and governance) – Sustentabilidade agropecuária.
Médico-veterinário, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1995.
Mestrado em reprodução de suínos em 2000.
Doutorado em Zootecnia em 2008, com ênfase nas interações entre nutrição e imunidade de suínos e exigência nutricional de suinos.
Ampla experiência em produção e sanidade suína.
Palestrante no brasil e exterior com mais de 100 palestras proferidas nos ultimos 20 anos.
Sócio da empresa Integrall Soluções em Produção Animal, atuando como consultor nas áreas de produção, gestão, sanidade e experimentação científica.
Head da empresa Arapé Agroindustria
Médico veterinário
14 anos na suinocultura
7 anos supervisor do fomento suinocultura
Me dediquei exclusivamente sempre na integração de suínos
Participei do projeto de expansão da suinocultura
Pós graduação em suinocultura
Pós em gestão de agronegócios
Filho e neto de suinocultores, Valdecir Luis Folador vivencia desde criança a realidade da suinocultura. Natural de Barão de Cotegipe/RS, viu sua liderança despertar num momento de dificuldades, quando os suinocultores do Estado enfrentavam uma forte crise em função da produção superior à demanda em meados dos anos 2000.
Por conta de seu destaque, foi procurado por lideranças da suinocultura para concorrer ao cargo de presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul. Desde então, já foram nove gestões à frente da entidade.
Com o lema “A voz do suinocultor da porteira para fora”, o presidente da ACSURS trabalha ativamente em prol dos suinocultores gaúchos e em busca de benefícios e medidas que tornem o trabalho feito da “porteira para dentro”, mais digno e rentável.
Ele também participa e auxilia nas discussões relacionadas as Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECs), juntamente que os produtores integrados a agorindústrias.
Além da ACSURS, Folador preside a Comissão de Aves e Suínos da Farsul/RS e integra diversos grupos de trabalho, juntamente com lideranças do Rio Grande do Sul.