Peste Suína Africana leva ao abate de quase 100 mil suínos na Itália em 2024

Peste Suína Africana leva ao abate de quase 100 mil suínos na Itália em 2024

Avanço da PSA no norte do país impacta fortemente a suinocultura, com maiores perdas registradas na região da Lombardia

A Itália vive em 2024 um dos anos mais críticos para a suinocultura desde a chegada da peste suína africana (PSA) ao país. Até o momento, a doença levou ao abate de quase 100.000 suínos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH). Desde a introdução do genótipo II da PSA em 2022, que inicialmente afetou javalis e depois se espalhou para suínos domésticos, a situação tornou-se especialmente grave, atingindo fortemente as regiões produtoras.

A Lombardia, a principal área de produção de suínos na Itália, é a mais atingida, com 22 famílias suínas infectadas pelo vírus. Como exige a União Europeia, toda a criação é sacrificada ao se confirmar um único caso positivo. Essa medida rigorosa resultou na perda de 74.882 animais apenas nesta região, a maioria deles concentrada na província de Pavia, com casos também registrados em Lodi e Milano.

No Piemonte, segunda região mais impactada, o vírus levou ao abate de 23.626 suínos em oito fazendas, a maioria na província de Novara. Em Emília-Romanha, apenas uma granja, na província de Piacenza, foi afetada, resultando no abate de 781 suínos. A Ligúria, até agora, registrou casos da PSA apenas em javalis, sem contaminação em rebanhos domésticos.

Em outras partes da Itália, surtos pontuais ocorreram nas regiões de Lácio, Calábria e Campânia. Na Sardenha, onde o genótipo I da PSA era presente desde as décadas de 1960 e 1970, o vírus foi erradicado após um surto isolado em 2023, demonstrando os esforços para conter a doença no país.

A disseminação da peste suína africana na Itália gera alerta e medidas rigorosas em toda a cadeia produtiva, refletindo os desafios enfrentados pelos suinocultores e a importância de ações sanitárias para mitigar os impactos econômicos da doença.

Fonte: Suinocultura Industrial

Compartilhe:

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?