Uma porca deu à luz a 41 leitões em um único parto no interior de Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina, na última segunda-feira (27). Até agora, o máximo registrado tinha sido de 26 leitões. Esse aumento no número de filhotes reflete nas vendas, considerando que a empresa vendeu 55 mil animais em 2015 e 70 mil em 2022, segundo o gerente.
Ernani Funini, gerente da Granja Dal Bó, afirmou ao Portal Faxinal que devido ao grande número de filhotes, foi necessário transferir alguns leitões para serem amamentados por outras porcas. Ele também mencionou que a empresa tem apresentado um crescimento anual no número de nascimentos, mas ressaltou que a quantidade de filhotes atual é um feito inédito.
Rodrigo Lanzarini, veterinário da Secretaria da Agricultura, afirmou que o resultado é fruto de um excelente trabalho da equipe da Granja Dal Bó, que combina fatores como melhoramento genético, nutrição, ambiência e atributos individuais da fêmea. Ele afirmou que a média de leitões por parto é de 12 a 14 e que o número registrado pela granja é excepcionalmente alto, o que pode ser considerado uma eventualidade rara.