Maior evento mundial do segmento contou com mais de 2.600 inscritos e 150 empresas participantes.
Foi uma volta marcada pelas cenas tradicionais das nove edições da PorkExpo e Congresso Internacional de Suinocultura, encontro mais representativo do segmento no mundo nas últimas duas décadas. Um mergulho em Ciência e Pesquisa, negociações intensas na Feira de Negócios, vários lançamentos, premiação e o sorriso no rosto de todos os congressistas e visitantes, em meio a uma série sem fim de delícias preparadas com a carne suína, a mais consumida no planeta. O Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention sediou a ‘Pork 20 Anos & 10º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, a Pork 20 Anos, nos últimos dias 26 e 27 em Foz do Iguaçu (PR), quatro anos depois da paralisação provocada pela pandemia da Covid-19. Uma espera que valeu a pena.
Na entrada, uma decoração estilizada com balões de gás em tom rosa para relembrar o maior motivo de satisfação e dos negócios de todos os presentes: o PORCO. E um brinde com taças de champagne para matar a saudade desde o último momento, em 2018.
Não demorou e outro sucesso tomou forma. Foram 2.637 inscritos e público total de cinco mil pessoas em dois dias de evento, 26 e 27 de outubro. Gente de mais de vinte países, 150 corporações industriais representadas e setenta empresas com estandes na Feira de Negócios. Tudo para acompanhar uma programação moderna, inovadora. Espaço de negócios, confraternização e celebração da proteína mais saborosa. Uma autêntica ‘PorkExperience’, momento de reunião dos profissionais, executivos e palestrantes mais qualificados internacionalmente. Todos debatendo como vencer os desafios da produção sustentável e segurança alimentar da Nova Era.
Um cardápio de quarenta palestras tratou de temas como biossegurança, nutrição de precisão, produção sustentável, dietas da matriz ao suíno abatido, a granja do futuro 5.0, o mercado global de carnes e grãos, os desafios da zootecnia, a digitalização dos processos, o panorama do alimento do futuro, as novas gerações de consumidores, a explosão populacional da África e da Ásia, ESG, o alimento premium e o que a sociedade quer de uma proteína saudável e de qualidade. Tudo conduzido por expert´s do gabarito de Sérgio De Zen, Glauber Machado, Osler Desouzart, Leandro Hackenhaar, Luan Souza dos Santos, Antonio Correia, Cleandro Pazinato Dias, Bruno Silva, Guilherme Brandt, Lia Hoving, José Antonio Ribas Junior, Wagner Yanaguizawa, Sung W. Kim, Djane Dallanora, Luis Rangel, Marcelo Miele, Paulo Verdi, César Augusto Garbossa, Rafael Nunes, Luis Rasquilha, Jussimar Bassani e Janice Zanella,Jackson Zenati, Ines Andretta e Horário Rostagno.
Grandes momentos marcaram a Pork 20 Anos. O ‘Painel Especial ABCS’, realizado na manhã do segundo dia de evento, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, discutiu temas como produção, preços, exportação, consumo e a melhoria da relação com o mercado. Com palestras do consultor de mercado da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Alvimar Jalles, do consultor de mercado da ABCS, Iuri Pinheiro Machado, José Roberto Goulart, Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul e Elias José Zydeck, Diretor Executivo da Frimesa.
“Guerra, pandemia, inflação, doenças nos rebanhos. Em um mundo globalizado, os acontecimentos internacionais têm impacto também globalizado”, alertou Iuri Machado. “Nosso negócio é assim. Tem que saber passar pelas crises. Fica no mercado quem é resistente, faz planejamento, está preparado, sabe trabalhar, cuidar da casa, tem estoque de milho. E a cadeia tem aprimorado a produção, venda e apresentação da carne suína. O que é um grande incentivo para que o consumidor compre a proteína”, receitou José Roberto Goulart. Um dado enaltecido por Elias Zydeck. “Avançamos no mercado interno e temos uma previsão de que até 2030 o Brasil esteja consumindo 25 kg per capita de carne suína”.
Depois do debate, a Associação, representada pelo Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, e pela Diretora de Marketing e Novos Projetos Lívia Machado, prestaram uma homenagem ao executivo Luciano Roppa, CEO da Yes Sinergy e um dos nomes mais conceituados do setor, e à Flávia Roppa, Presidente da Pork 20 Anos, mentora de vários encontros dirigidos à Suinocultura brasileira e mundial e filha do respeitado profissional.
“O Doutor Luciano é um incansável apoiador da suinocultura brasileira e vem tendo um papel fundamental na modernização do segmento ao longo das últimas décadas. É um símbolo para todos nós. Já a Flávia tornou-se uma referência nos eventos do setor, sempre apoiando as entidades e abrindo espaço importantíssimo para valorizarmos e fazermos o marketing da nossa proteína”, justificou Marcelo Lopes. “A Família Roppa é uma marca da suinocultura brasileira. Somos muito gratos pelo espaço que sempre tivemos para incentivar o consumo desse alimento nobre da gastronomia e da saúde nacional e internacional”, referendou Lívia Machado.
Na sequência, foi lançada a cartilha de receitas ‘Carne Suína na Air Fryer – Descubra o chef em você by Jimmy Ogro’, produzida pela entidade para promover o consumo da proteína. Com pratos idealizados pelo Chefe de Cozinha Jimmy Ogro, um dos mais conhecidos e carismáticos do Brasil. Barriga de porco à pururuca, costelinha barbecue, linguiça suína e batatas, hambúrguer de pernil suíno, filé-mignon suíno e copa-lombo suíno. “Eu estou cada vez mais envolvido e dedicado à carne de porco. É a proteína mais presente no meu restaurante. Para mim, é a mais gostosa de preparar e comer. E também desejo ajudar as pessoas a fazer pratos saborosos e rápidos dentro de casa. Vou criar ainda mais receitas para essa panela tão interessante que é a Air Fryer”, arrematou Jimmy. Fechando as atividades, a ABCS ofereceu a todos os participantes do congresso um delicioso sanduíche de carne suína desfiada com molho.
O encontro ainda se debruçou sobre momentos desafiadores da área. A suinocultura brasileira vive um momento difícil. As exportações bateram recorde nos dois últimos dois anos, passando de um milhão de toneladas e com a abertura de novos mercados no exterior, mas as granjas sofrem com os custos de produção, turbinados com a valorização dos grãos, pandemia, pane na Logística, os efeitos da guerra entre Rússia e Ucrânia, além da queda nas vendas para a China, que se recuperou das perdas com a Peste Suína Africana (PSA). “A situação é difícil, mas o criador precisa acreditar. Gente pode ficar no meio do caminho. Mas a saída é seguir produzindo, acreditando na atividade, usando tecnologia e trabalhando com muito profissionalismo. As outras proteínas também sofrem. A carne de frango pode ter chegado ao teto de consumo, a carne bovina chegou ao piso na opção do varejo. Entendam que o mundo cresce, as populações vão precisar comer e quem abastece o planeta são os produtores de alimentos, como os suinocultores”, contextualizou Osler Desouzart, um dos maiores especialistas mundiais em mercado mundial de carnes e grãos.
Outro momento histórico da Pork é a premiação dos Trabalhos Científicos, que leva informações originais e inovações nas diversas áreas de estudo da Suinocultura. Disputa que sempre tem a avaliação dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves. Ao todo, foram distribuídos R$ 6 mil em prêmios, sendo R$ 2 mil para cada ganhador, nas categorias Tecnologia, Reprodução e Nutrição. Na primeira, quem levou o primeiro lugar foi o trabalho ‘Modelos para alimentação de precisão para suínos em grupo’. Em Reprodução, o premiado foi o estudo ‘Sincronização do estro em fêmeas suínas pós-desmamadas’. E na área de Nutrição a pesquisa vencedora foi o tema ‘Validação de método de cálculo de diâmetro geométrico médio via mensurador de granulometria para a indústria de ração animal’.
A entrega dos cheques foi realizada no espaço da Feira de Negócios da Pork 20, no estande da EMBRAPA, sob a condução da médica veterinária, pesquisadora e ex-diretora da Embrapa Suínos e Aves, Janice Zanella. “É uma honra homenagear esses profissionais, que trabalham em seus postos e ainda encontram tempo para investigar, pesquisar novos caminhos para a cadeia ter ainda mais sucesso nos negócios. Mirar o futuro e descobrir soluções e alternativas é fundamental”, afirmou Janice Zanella.
E a vedete maior da Pork. A Carne suína. Em cada canto. Suíno defumado, desfiado, assado, em salame, na linguiça, em conserva, gelado no vinagrete, no presunto ibérico, no sanduba, no espeto, picadinho, na grelha, no lombo. “Nesta décima edição, comemoramos vinte anos ao lado dos amigos da cadeia produtiva. Pensando juntos, discutindo, trocando informações e casos de sucesso, comendo carne gostosa e comemorando a vida e o prazer em trabalhar para alimentar o mundo com alimento saudável e seguro”, comentou feliz da vida Flavia Roppa.
Um verdadeiro convite para muitas novidades que serão anunciadas em breve. E que será o novo marco da Suinocultura Latino-Americana. A PorkExpo LATAM 2023, encontro anual, também em Foz do Iguaçu, que debuta de 7 a 9 de novembro do ano que vem.
PorkExpo LATAM PORKEXPO LATAM 2023
Dia 7 A 9 de novembro de 2023
Foz do Iguaçu (PR)
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention
Site oficial do evento: www.porkexpo.com.br
Fone: +1 (321) 987.0512
E-mail: flavia@porkexpo.com.br
Facebook: www.facebook.com/Porkexpo
Instagram: @brazilporkexpo
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/porkexpo
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