PorkExpo 2024 valorizou o personagem máximo: o produtor de carne suína do Brasil e do mundo

PorkExpo 2024 valorizou o personagem máximo: o produtor de carne suína do Brasil e do mundo

Palco do principal evento da suinocultura mundial, evento inovador exalta tecnologia, pesquisa, criadoras de suínos e fomento para mais de 1.500 produtores e público de 2.100 profissionais

Existe uma cadeia complexa de produção de carne suína no Brasil. Mais de um milhão de pessoas envolvidas, entre famílias, profissionais, cientistas, empresas, universidades, grandes agropecuárias, granjas de todos os portes. Gente que vai chegar ao fim do ano produzindo 5,5 milhões de toneladas e embarcando ao exterior perto de 1,3 milhão de toneladas. Recordes absolutos. Ao mesmo tempo, reina um personagem que dá todo sentido a essa atividade. Ama os animais, suporta revezes, enfrenta ciclos sem fim, mas não desiste de produzir proteína para brasileiros e cidadãos do mundo. O produtor. E ele foi o grande astro da edição que comemorou 22 anos de vida da PorkExpo, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

“Era o nosso grande objetivo reunir um número recorde de suinocultores. Trabalhamos forte nesse sentido neste ano. Caravanas de cooperativas, ônibus de produtores, grupos organizados. Foi um sucesso absoluto e conseguimos reunir mais de 1.500 produtores de vários estados para o evento. Tanto que todos eles exibiram um crachá diferente para perfeita identificação”, comemorou Flavia Roppa, Presidente do evento.

Em uma edição inédita e inovadora, o evento promoveu experiências valiosas para profissionais, produtores e especialistas, oferecendo conteúdo diversificado e um ambiente de intercâmbio entre líderes do setor. Para um público total de mais de 2.100 pessoas nos dois dias. Uma programação complexa, com as principais lideranças do segmento, já exibindo no primeiro dia mesas redondas examinando as expectativas e perspectivas para o futuro.

A programação teve o 12º Congresso Latino-Americano de Suinocultura, com palestras técnicas, projeções econômicas e mesas-redondas com renomadas lideranças, onde foram discutidos os principais desafios e oportunidades no mercado global de suínos. As apresentações abordaram desde tendências tecnológicas e inovações em manejo e saúde animal até previsões para o futuro da suinocultura na América Latina. Atração também foi o 2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura, evento que destacou o crescente protagonismo feminino no setor, com palestras e painéis voltados para temas de liderança, empreendedorismo e sustentabilidade. Um espaço de troca de experiências entre mulheres atuantes, que inspirou novas gerações a se engajarem na suinocultura.

Outra grande novidade foi o lançamento da 1ª Academia do Fomento, voltada para extensionistas rurais, que envolveu 250 participantes. Trouxe capacitação para profissionais que trabalham diretamente com o desenvolvimento técnico e produtivo das cadeias suinícolas em diversas regiões do país. O evento proporcionou aprendizado técnico e suporte aos profissionais que estão na linha de frente, contribuindo para a evolução da cadeia suína. “A Academia superou as nossas expectativas e a dos expositores. Eles ficaram muito surpresos e contentes com a iniciativa”, informou Flavia Roppa.

Assim como o PRIMEIRO ENCONTRO DE ANALISTAS, que reuniu especialistas do gabarito de Sérgio de Zen, ex-Diretor Executivo de Informações e Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB); Fernando Iglesias, Analista de Pecuária da Consultoria Safras & Mercado, e Wagner Yanaguizawa, Analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank Brasil, com foco no mercado de proteína animal. Eles se debruçaram sobre o panorama futuro do mercado de grãos e carnes.

A PORKEXPO 2024 também foi palco do Prêmio Pork da Suinocultura – Melhores do Ano, a tradicional premiação do setor, que homenageou empresas, produtores e profissionais que se destacaram por suas contribuições e seus resultados no último ano, reconhecendo aqueles que inovaram e elevaram os padrões de qualidade no setor.

Outra ação emblemática da PorkExpo em mais de duas décadas é a apresentação de trabalhos científicos relevantes para a suinocultura, como parte do 12º Congresso Latino-Americano de Suinocultura. Criações que abordaram inovações em diversas áreas, como saúde animal, nutrição e sustentabilidade, e proporcionaram um espaço para que pesquisadores pudessem compartilhar descobertas e colaborações científicas que contribuirão para o desenvolvimento sustentável do setor. 

E a participação de profissionais brasileiros, americanos e de dezenas de países produtores foi significativa. E a galera do nosso país fez bonito. O trabalho vencedor foi da equipe da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que abordou o uso de visão computacional e automação inteligente para determinar a cinética de comportamento alimentar e dinâmica de crescimento em tempo real de leitões em fase de creche. Os autores são PEREIRA, G.T.S.1, SILVA, B.A.N.¹; MIRANDA, A.L.1, ESKINAZI, S.3; JACOB, D.V.2; CORREA, I.S.1,*; CARVALHO, E.G.1; CÂMARA, J.O.L.1; LIMA, J.B.1; OLIVA, V.L.S.1

A segunda colocação coube ao pessoal da Universidade Estadual de São (UNESP), que mergulhou no tema Lignina Kraft na dieta modula a liberação de citocinas em leitões desafiados com Lipopolissacarídeo (LPS) de Escherichia coli. Os autores são PEREIRA, J.C.1; FERREIRA, S.L.1; ALVARENGA, P.V.A.1; OLIVEIRA, G.F. 1; SILVA, L.G.R.1; RAMOS, D.R.A.1; PADOVANI, C.R.2;TSE, M.L.P1*

E a galera da Universidade Federal de Viçosa (UFV) abocanhou a terceira posição, com a tese ‘Standardized ileal digestibility of amino acids in L-amino acid sources and tryptophan biomass for pigs’. De autoria de LOURENÇO, A.C.M.1*, DA MOTTA, S. A. B.2, FARIAS, M. R. S.3, CARELI, P.S.4, ARRAIS, J. C. R. R.5, HANNAS, M.I.6

Com uma programação robusta, a PORKEXPO 2024 reafirmou sua posição como evento de referência no setor, contribuindo para o fortalecimento da suinocultura no Brasil e no mundo, destacando Foz do Iguaçu como um ponto central de conhecimento e inovação no agronegócio suinícola. A próxima edição será realizada nos dias 18 e 19 de março de 2026, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (Brasil).  

“Os expositores ficaram satisfeitos até porque quebramos um tabu de organizar um evento apenas observando o efeito das áreas comerciais. O que é muito relevante. Mas nosso principal retorno, que recebeu inúmeros elogios, foi concentrarmos um número tão significativo de produtores de carne suína, donos de granjas, inclusive com caravanas dos maiores empreendedores do Paraguai e da Argentina. Reforçando a força da Pork em vários países. Assim como visto pelos palestrantes convidados do Brasil inteiro, Canadá, França, China. Foi ótimo receber tantos elogios. Fizemos, certamente, a melhor PorkExpo da história. E estamos motivados para voltar com tudo, em março de 2026. Até lá”, convidou animada Flavia Roppa.

A PorkExpo Brasil & LATAM contou com a participação destas empresas patrocinadoras e expositores:

SEBRAE, DE HEUS, NUCLEUS GENETICA SUINA, TROUWN NUTRITION, STA, SALMIX, PRADO NUTRIÇAO ANIMAL, AGRIFIRM, CRYSTAL SPRINGS, NOVAGRI, IMV, EXATTA, KOBRATEC, FAIRTEK, FORLUZ, NANOLIKE, ORDEMILK, MSCHIPPERS,  GALLUS EQUIPAMENTOS, NUTTRIA, SUIAVES, ECOFILTRO, RESISTEX, ZARDO, SEMIX, TERNOMERC, AMBIPLAC, CRJ LOGISTICA, ZAAMP, GRANjJA DO FUTURO, LAKRE ASSESSORIA.

Compartilhe:

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?