O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (SINDIRAÇÕES) em conjunto com outras sete associações do agronegócio brasileiro apresentaram ao presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (06/12), o Fórum ProBrasil, dos Produtores de Proteína Animal do Brasil, lançado para traçar estratégias para o desenvolvimento socioeconômico, principalmente neste período de retomada do crescimento, com especial atenção ao meio ambiente, à segurança alimentar, à qualidade de vida, alavancando a produtividade e impulsionando a economia.
“União, parceria, produtividade e resultados. Esses são os pilares desta iniciativa associativista que busca fomentar e contribuir para o desenvolvimento econômico, garantia de suprimentos e geração de empregos. A cadeia de proteína animal além de gerar receita em dólar por meio das exportações e contribuir significativamente com a balança comercial, abastece com segurança toda a demanda interna. Apresentamos ao presidente e aos ministros presentes um compromisso engajado ao processo de retomada de crescimento e continuidade dos investimentos”, informou Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações.
Junto do presidente Jair Bolsonaro, participaram da apresentação do Fórum ProBrasil os Ministros da Agricultura, Tereza Cristina; da Economia, Paulo Guedes; de Minas e Energia, Bento Albuquerque; do Trabalho e Previdência, Onix Lorenzoni; do Meio Ambiente, Joaquim Leite; das Relações Exteriores, Carlos França; e do secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif.
O ProBrasil – Proteínas do Brasil é uma iniciativa associativista formada pelas entidades representantes dos produtores de aves e suínos, bovinos, pescados, rações animais, reciclagem animal, indústria pet e biodiesel e bioquerosene. Além do SINDIRAÇÕES, participam a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (ABIPESCA), Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO), e União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio).
Esta parceria entre todas as entidades do setor e empresas de proteína animal do país e mais o governo federal pretende potencializar ainda mais o ambiente produtivo, de negócios e resultados, com iniciativas para articulação dos setores produtivos, políticas tributárias e fiscais, oferta de alimentos, políticas públicas, crescimento sustentável e seguranção alimentar.
O setor de proteína animal é líder mundial em exportação com 10,5 bilhões de dólares em receita cambial e terceiro maior produtor global. Já o segmento de alimentação animal é o terceiro maior em produção global, com produção de 85 milhões de toneladas em 2021. No segmento PET, são 144 milhões de animaizinhos no Brasil, com o Pet Food representando 80% do faturamento, cerca de 28,1 bilhões de reais, e que ao todo (Pet Food + Pet Vet + Pet Care) deve ultrapassar 50 bilhões em 2021. Já o setor de pescados possui faturamento em torno de 10 bilhões de reais, sendo 400 milhões de exportação e crescimento anual de 10%. São com mais de 400 espécies de pescados processadas e 16 mil empregos gerados. O Biodiesel e Bioquerosene e bioquerosene soma faturamento de 15 bilhões de reais por ano e envolvimento de 120 mil agricultores familiares.