O deputado Delegado Jacovós, líder do PL na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), afirmou que o projeto de lei do governador reeleito Ratinho Jr. que taxa o agronegócio do estado foi retirado da pauta na reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que está acontecendo na tarde desta terça-feira (22).
Na sessão desta segunda-feira (21) da Alep, os parlamentares pediram vistas ao PL 498/2022, que trata da criação do Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Logística do Estado do Paraná. Os recursos para o fundo viriam de taxações sobre produtos agropecuários como soja, milho, trigo, boi, suínos, frangos, açúcar, mandioca, toras e cana-de-açúcar.
O projeto foi retirado da pauta não só na CCJ, como também da Comissão de Finanças e Tributação, onde o deputado Delegado Jacovós é presidente. E não há, por enquanto, data prevista para que o assunto volte à pauta das casas. Mais cedo, as entidades que representam o agronegócio paranaense se manifestaram descontentes e preocupadas com o projeto, a exemplo do que tem acontecido em Goiás, com o projeto proposto pelo governador reeleito Ronaldo Caiado (União Brasil). A Faep (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) afirmou que o setor não foi ouvido para as discussões, enquanto a Aprosoja Paraná falou em “traição”.