O governo de Santa Catarina acaba de lançar uma linha de crédito emergencial para minimizar prejuízos de suinocultores independentes. Com o Projeto de Subvenção Emergencial para Suinocultura, os produtores poderão contratar financiamentos bancários de até R$ 400 mil para custeio pecuário e o governo do Estado pagará os juros num limite de 5% ao ano.
Para participar do Projeto, os suinocultores deverão se inscrever na Secretaria Municipal da Agricultura. A prioridade dos beneficiários será realizada com base na lista de inscrição e definida em conjunto pela Secretaria Municipal de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Epagri. A formalização de participação no Projeto deverá ser realizada nos Escritórios Municipais da Epagri, que efetuará o Pré-enquadramento do produtor, no qual deverá constar o valor pretendido de financiamento. Cada propriedade rural terá direito à subvenção de juros para um projeto, independentemente do número de unidades de produção instaladas.
“Essa proposta foi construída numa parceria do Estado e da Comissão da Agricultura da Assembleia Legislativa, numa forma de atender aos produtores independentes e minimizar a situação do setor produtivo. O Projeto será na modalidade de subvenção de juros, que é comum nos programas da Secretaria da Agricultura e os suinocultores poderão acessar até R$ 400 mil para custeio pecuário. É um gesto importante do governo do Estado”, ressalta o secretário da Agricultura, Ricardo Miotto.
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com acesso aos mercados mais competitivos do mundo. O Estado tem 8 mil suinocultores, dos quais 15% trabalham de forma independente, ou seja, não participam do sistema de integração com as agroindústrias.