Tradicional promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), parceira da PorkExpo, incentiva o aumento do consumo interno da proteína
Até o próximo dia 13 de outubro, a qualidade, a saudabilidade e o sabor da carne suína serão o foco das maiores e melhores redes varejistas do país durante a Semana Nacional da Carne Suína. A proteína que mais melhorou sua imagem na avaliação do consumidor final nos últimos anos chegará com destaque especial a 42 milhões de clientes do Carrefour, Extra e Pão de Açúcar, Grupo Big (ex-Walmart), Hortifruti Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti. O evento de lançamento, realizado na noite desta quinta-feira, dia 26, em São Paulo, foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, que rememorou em um breve histórico a jornada da suinocultura brasileira desde 2011 até chegar ao momento atual. “Em 2011, colocamos mil produtores dentro do Congresso Nacional e iniciamos uma revolução. Naquele momento, o setor sensibilizou-se sobre a importância do mercado interno e não apenas o externo. De 2013 a 2016, fizemos 199 ações e capacitamos mais de 5 mil pessoas. Mudamos a imagem do produto para todos os públicos”, frisou.
Energia do setor – César Rissete, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, elogiou a energia gerada pela mobilização de ABCS, redes de varejo e produtores pela entrega de mais uma Semana Nacional da Carne Suína. Marco Rosi Costa, diretora comercial do Carrefour, exaltou a adesão da rede à Semana Nacional da Carne Suína e a importância disso para incrementar ainda mais as ações do grupo com foco no produto. “Já tínhamos um programa de qualidade para o produto, mas a atuação com a ABCS reforçou e ampliou o treinamento de loja, o que é muito relevante para a o consumidor e também para o time de loja”, disse.
Qualidade – Janaína Brito, gerente de Marketing do Oba Hortifruti, ressaltou a evolução da qualidade da entrega ao consumidor final quando toda uma cadeia, como a da suinocultura, mobiliza-se com este foco. Em seu terceiro ano como integrante da campanha, o Oba Hortifruti vai apostar na informação para seus times de loja e aos consumidores. O desafio é atingir até 35% de aumento em suas 47 lojas localizadas em São Paulo, Goiás e Distrito Federal.
Crescimento de vendas – Carlos Arraes, diretor do Lopes Supermercados, compartilhou que a rede registrou um aumento de 50% nas vendas da carne suína no ano passado e espera repetir o sucesso nesta edição. Com suas mais de 30 lojas, a rede é voltada para as classes C e D e valoriza a integração com a ABCS para superar os desafios de capacitação e a sensibilização de colaboradores e consumidores em torno do produto.
Além da porteira – Leonardo Miao, do Hortifruti Natural da Terra, destacou que a suinocultura é o primeiro setor que, genuinamente, saltou a porteira e invadiu o varejo. A rede participa pelo segundo ano da SNCS com mais de 50 de lojas em quatro estados.
Cadeia completa – Patrícia Mendes, diretora comercial de perecíveis do GPA, elogiou as iniciativas da ABCS e destacou que a quebra de paradigma sobre o produto passa pela mobilização de toda a cadeia. O GPA participa desde a primeira edição e envolverá mais de 400 lojas do Extra e do Pão de Açúcar em 17 estados.
Colocar-se no lugar do consumidor – Ricardo Meireles, presidente do Data Popular, apresentou uma pesquisa sobre gente e não apenas números para entender o comportamento das pessoas no varejo. “O problema é que as pessoas mentem mesmo quando elas querem dizer a verdade. Você só vai conseguir entendê-las se você estudar maneira diferente, por outros vieses. Se elas acabam de encontrar uma moeda de R$ 1, a percepção delas sobre a própria felicidade já muda muito”, introduziu. Segundo ele, é preciso colocar-se no lugar do consumidor para entender a “montanha russa” de mudanças da sociedade atual como, por exemplo, mais escolaridade, mulheres no comando, idade, negros e pessoas conectadas.
Objetivos – Com mais de mil lojas participantes, que, juntas, representam 40% do faturamento do varejo alimentício, o objetivo é alcançar 42 milhões de consumidores distribuídos em 22 estados brasileiros. Juntas, as redes trarão mais de 35 formas de comunicar com o consumidor no ponto de venda e somarão mais de um milhão de conteúdos impressos. As campanhas estarão presentes em todas as plataformas digitais, como youtube, whastapp, facebook e instagram. A rede Hortifruti Natural da Terra participa pela segunda vez da SNCS após conhecer o potencial da ação por meio da ABCS. A empresa tem como objetivo realizar, durante o período da campanha, ações educativas, trazer inovação nos produtos com novas receitas, conteúdos, promoção e degustações. Hoje, a Hortifruti Natural da Terra conta com cerca de 6 mil colaboradores distribuídos nas mais de 50 lojas, em quatro estados. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais com a bandeira Hortifrut,i e em São Paulo, Natural da Terra. Com o slogan “Carne suína é magra, nutritiva e deliciosa”, a campanha de marketing da rede trabalha com mitos e verdades sobre a proteína para conquistar os consumidores. Eles ainda vão distribuir a cartilha de receitas e o caderno de ofertas em loja durante o período da campanha.