Semana Nacional da Carne Suína alcançará 42 milhões de consumidores

Semana Nacional da Carne Suína alcançará 42 milhões de consumidores

Tradicional promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), parceira da PorkExpo, incentiva o aumento do consumo interno da proteína

Até o próximo dia 13 de outubro, a qualidade, a saudabilidade e o sabor da carne suína serão o foco das maiores e melhores redes varejistas do país durante a Semana Nacional da Carne Suína. A proteína que mais melhorou sua imagem na avaliação do consumidor final nos últimos anos chegará com destaque especial a 42 milhões de clientes do Carrefour, Extra e Pão de Açúcar, Grupo Big (ex-Walmart), Hortifruti Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti. O evento de lançamento, realizado na noite desta quinta-feira, dia 26, em São Paulo, foi aberto pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, que rememorou em um breve histórico a jornada da suinocultura brasileira desde 2011 até chegar ao momento atual. “Em 2011, colocamos mil produtores dentro do Congresso Nacional e iniciamos uma revolução. Naquele momento, o setor sensibilizou-se sobre a importância do mercado interno e não apenas o externo. De 2013 a 2016, fizemos 199 ações e capacitamos mais de 5 mil pessoas. Mudamos a imagem do produto para todos os públicos”, frisou.

Energia do setor – César Rissete, gerente de Competitividade do Sebrae Nacional, elogiou a energia gerada pela mobilização de ABCS, redes de varejo e produtores pela entrega de mais uma Semana Nacional da Carne Suína. Marco Rosi Costa, diretora comercial do Carrefour, exaltou a adesão da rede à Semana Nacional da Carne Suína e a importância disso para incrementar ainda mais as ações do grupo com foco no produto. “Já tínhamos um programa de qualidade para o produto, mas a atuação com a ABCS reforçou e ampliou o treinamento de loja, o que é muito relevante para a o consumidor e também para o time de loja”, disse.

Qualidade – Janaína Brito, gerente de Marketing do Oba Hortifruti, ressaltou a evolução da qualidade da entrega ao consumidor final quando toda uma cadeia, como a da suinocultura, mobiliza-se com este foco. Em seu terceiro ano como integrante da campanha, o Oba Hortifruti vai apostar na informação para seus times de loja e aos consumidores. O desafio é atingir até 35% de aumento em suas 47 lojas localizadas em São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Crescimento de vendas – Carlos Arraes, diretor do Lopes Supermercados, compartilhou que a rede registrou um aumento de 50% nas vendas da carne suína no ano passado e espera repetir o sucesso nesta edição. Com suas mais de 30 lojas, a rede é voltada para as classes C e D e valoriza a integração com a ABCS para superar os desafios de capacitação e a sensibilização de colaboradores e consumidores em torno do produto.

Além da porteira – Leonardo Miao, do Hortifruti Natural da Terra, destacou que a suinocultura é o primeiro setor que, genuinamente, saltou a porteira e invadiu o varejo. A rede participa pelo segundo ano da SNCS com mais de 50 de lojas em quatro estados.

Cadeia completa – Patrícia Mendes, diretora comercial de perecíveis do GPA, elogiou as iniciativas da ABCS e destacou que a quebra de paradigma sobre o produto passa pela mobilização de toda a cadeia. O GPA participa desde a primeira edição e envolverá mais de 400 lojas do Extra e do Pão de Açúcar em 17 estados.

Colocar-se no lugar do consumidor – Ricardo Meireles, presidente do Data Popular, apresentou uma pesquisa sobre gente e não apenas números para entender o comportamento das pessoas no varejo. “O problema é que as pessoas mentem mesmo quando elas querem dizer a verdade. Você só vai conseguir entendê-las se você estudar maneira diferente, por outros vieses. Se elas acabam de encontrar uma moeda de R$ 1, a percepção delas sobre a própria felicidade já muda muito”, introduziu. Segundo ele, é preciso colocar-se no lugar do consumidor para entender a “montanha russa” de mudanças da sociedade atual como, por exemplo, mais escolaridade, mulheres no comando, idade, negros e pessoas conectadas.

Objetivos – Com mais de mil lojas participantes, que, juntas, representam 40% do faturamento do varejo alimentício, o objetivo é alcançar 42 milhões de consumidores distribuídos em 22 estados brasileiros. Juntas, as redes trarão mais de 35 formas de comunicar com o consumidor no ponto de venda e somarão mais de um milhão de conteúdos impressos. As campanhas estarão presentes em todas as plataformas digitais, como youtube, whastapp, facebook e instagram. A rede Hortifruti Natural da Terra participa pela segunda vez da SNCS após conhecer o potencial da ação por meio da ABCS. A empresa tem como objetivo realizar, durante o período da campanha, ações educativas, trazer inovação nos produtos com novas receitas, conteúdos, promoção e degustações. Hoje, a Hortifruti Natural da Terra conta com cerca de 6 mil colaboradores distribuídos nas mais de 50 lojas, em quatro estados. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais com a bandeira Hortifrut,i e em São Paulo, Natural da Terra. Com o slogan “Carne suína é magra, nutritiva e deliciosa”, a campanha de marketing da rede trabalha com mitos e verdades sobre a proteína para conquistar os consumidores. Eles ainda vão distribuir a cartilha de receitas e o caderno de ofertas em loja durante o período da campanha.

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