AGS leva projeto voltado para crianças que mostra a saudabilidade da carne suína e finaliza dia com a degustação de estrogonofe
A Suinocultura virou tema de aula especial para cerca de 500 estudantes do ensino infantil e fundamental da Escola Municipal Adelino Ariane, em Aparecida de Goiânia, na região metropolitana da capital goiana. Nesta quinta-feira (4), os alunos conheceram como funciona o setor de criação de suínos, além de saborear estrogonofe de carne de porco.
O encontro faz parte do projeto ‘Momento Saudável com a Carne Suína’, realizado nas escolas públicas de Goiás desde 2015 pela Associação Goiana de Suinocultores (AGS). “O objetivo da ação é apresentar a carne suína de forma mais didática e lúdica, focando que ela faz parte de uma alimentação mais saudável e é o principal sustento de várias famílias no Estado”, explica o presidente da AGS, Fernando Cordeiro.
Nesta quinta, a AGS também levou um mini teatro para apresentar toda a cadeia da suinocultura. A ação aconteceu nos dois turnos da escola. “Entendemos que uma peça teatral ajuda a criança a assimilar as informações e até reproduzir para seus familiares o que ela viu na escola. Assim podemos, definitivamente, acabar com a resistência que a carne de porco ainda encontra”, define o representante da AGS.
Estrogonofe virou merenda
Para o estrogonofe, a AGS conseguiu a doação da carne de um frigorífico parceiro. O prato foi feito pelas merendeiras da escola. Além da proteína, foi servido arroz, batata frita palha e salada com tomate, alface, cenoura e repolho. “Temos essa ação da AGS aqui na escola todos os anos e é sempre esperada pelos alunos. É uma parceria de sucesso, que leva conhecimento aos estudantes e funcionários. Estamos felizes e já vamos programar a próxima”, diz a diretora da escola, Lucélia de Castro Braga.