Vacinas ilegais são provável causa de nova forma de Peste Suína na China

Vacinas ilegais são provável causa de nova forma de Peste Suína na China

Uma nova forma de peste suína africana identificada em fazendas produtoras de porcos na China é provavelmente causada por vacinas ilícitas, disseram especialistas do setor, indicando um novo golpe sobre o país líder em produção de suínos do mundo, que ainda se recupera de uma devastadora epidemia do vírus.

Duas novas cepas da peste suína africana infectaram mais de 1.000 porcos em diversas criações da New Hope Liuhe, quarta maior produtora da China, bem como animais que passam por processos de engorda para a empresa, disse Yan Zhichun, diretor científico da companhia.

Embora as cepas – que não possuem um ou dois genes-chave presentes no vírus original da peste – não matem os porcos como a doença que devastou as criações chinesas em 2018 e 2019, elas causam uma doença crônica que reduz o número de leitões saudáveis nascendo, afirmou Yan à Reuters.

Na New Hope, assim como em muitos grandes produtores, os porcos infectados são sacrificados para evitar a propagação da doença, o que na prática faz com que ela seja fatal. Ainda que agora o número de infecções conhecidas seja limitado, se as cepas se espalharem de forma ampla poderão reduzir a produção de carne suína no maior consumidor e produtor mundial da proteína.

Há dois anos, a peste suína dizimou metade do rebanho de 400 milhões de porcos da China. Os preços da carne suína ainda estão em níveis recordes, e a China se encontra sob pressão para fortalecer a segurança alimentar em meio à pandemia de Covid-19.

“Não sei de onde elas vêm, mas detectamos algumas infecções de formas leves causadas por algum tipo de vírus com genes deletados”, afirmou Yan.

Wayne Johnson, um veterinário de Pequim, disse ter diagnosticado uma forma crônica – ou menos letal – da doença em porcos no ano passado. O vírus não possuía certos componentes genéticos, conhecidos como genes MGF360. A New Hope, segundo Yan, encontrou cepas do vírus sem os genes MGF360 e CD2v.

Compartilhe:

Assine agora nossa newsletter

Mantenha-se informado sobre as últimas notícias, tendências e eventos da Suinocultura!
plugins premium WordPress
Enviar uma mensagem
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?