O material visa aumentar a participação da proteína suína na merenda de escolas públicas de todo o Brasil, uma receita de saúde e amor para potencializar o aprendizado
A Associação Goiana de Suinocultores (AGS) e a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) lançaram na quarta-feira passada (16) uma cartilha de Carne Suína na Merenda Escolar. A iniciativa é mais uma entrega exclusiva para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e para o sistema ABCS. O material tem objetivo de aumentar a inserção da proteína suína na alimentação escolar de crianças, jovens e adultos brasileiros matriculados na rede pública de ensino. Baseado nas regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, a cartilha tem como público alvo nutricionistas das escolas, já que são elas as responsáveis pela elaboração do cardápio das instituições.
O lançamento da cartilha ocorreeu no Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (FUNDEPEC-GO) pela manhã. O evento contou com a presença de autoridades, representantes do FNDS e do sistema ABCS, e também foi realizado um almoço com algumas receitas presentes na cartilha, para apresentar a qualidade do material produzido. Em Goiás, a inclusão da carne suína na merenda escolar começou há 20 anos, em 2003, em Goiânia e Rio Verde, após trabalho da AGS. Atualmente, a associação conseguiu incluir a proteína no cardápio das escolas públicas de 28 cidades goianas. Mais de 200 mil alunos consomem a carne de porco no Estado.
A cartilha foi pensada e produzida para auxiliar a produção dos cardápios escolares pelas nutricionistas das instituições. Atualmente o Brasil tem cerca de 40 milhões de estudantes na rede pública, o que oportuniza novos consumidores em potencial. Além das receitas, que respeitam as regras sobre alimentação escolar no PNAE, onde não pode ser realizado nenhum preparo com ingredientes que não sejam orgânicos e naturais, a cartilha também traz os valores nutricionais de cada ingrediente e ainda dicas de substituição ou utilização da proteína. Além das 7 receitas, o material também contém 5 motivos para a inclusão da proteína na alimentação escolar, os benefícios da proteína na saúde de jovens e crianças e como a cartilha fortalece a suinocultura brasileira.
Será possível também acessar os vídeos da preparação pelo chef André Rabelo, que criou as receitas da cartilha juntamente com a nutricionista Thaliane Diaz seguindo as regras do PNAE e prezando por ingredientes orgânicos. Além disso, as receitas da cartilha de alimentação escolar estarão disponíveis no site Escolha mais carne suína. Que tal fazer uma das receitas em casa e descobrir que a merenda escolar pode ser deliciosa e rica para as crianças do nosso Brasil? Conheça o cardápio:
● Carne suína com legumes e feijão
● Arroz cremoso com carne suína
● Sanduíche com carne suína
● Estrogonofe com carne suína
● Sopa com carne suína
● Almôndegas com carne suína
Horário: A partir das 10h