Painel empresarial moderado pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, reuniu os CEOs da BRF, Seara, Aurora Alimentos e da São Salvador Alimentos.
A quarta feira no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS 2022) teve intensa agenda entre apresentação de pesquisas e conteúdos em congresso, exposições na feira, painéis e palestras exclusivas. Dentre os convidados, o destaque da manhã foi o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e os executivos à frente de negócios e marcas conhecidas não apenas pelos produtores mas também pelo consumidor final. O painel empresarial sobre fatores de competitividade da avicultura e suinocultura brasileira teve liderança e moderação do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e trouxe cases, experiências, tendências e boas práticas de empresas como BRF, Seara, Aurora e São Salvador Alimentos, representadas pelos CEO’s Lorival Nogueira (BRF), João Campos (Seara), Neivor Canton (Aurora) e José Garrote (São Salvador).
Entre os desafios destacados pelos chefes das empresas estão: como aumentar em 70% de forma sustentável o abastecimento global de proteína no mundo; com 9,7 bilhões de pessoas no mudo até 2050, como vamos produzir tanto; e como ter estrutura para atender a crescente demanda de alimentos. Em relação às exportações e à rentabilidade para os produtores, os convidados trouxeram números impactantes de 2022, como o aumento de 25% no preço do frango exportado, com apenas 9% da carne suína. “Ainda temos um desafio do preparo da carne suína, desmistificar isso para alavancar esses números”, reforçou Lorival Nogueira, da BRF. A sustentabilidade ambiental, social e financeira foi bastante explorada por meio de práticas já experimentadas pelas companhias como: a ampliação do uso de energias renováveis, a eletrificação da frota, a promoção da cadeia bovina de baixo carbono, além do investimento de R$ 4 bilhões em 2022 para ações ESG, geração de empregos exclusivos para mulheres, inovação, tecnologia e preparação técnica de integrados.
Governador de São Paulo
Em reforço ao discurso de incentivo para negócios sustentáveis, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve presente ao lado do secretário de estado da Agricultura, Francisco Maturro. Ele mencionou o recente investimento recorde do governo paulista em pesquisa agropecuária, mas disse que é preciso avançar mais. Lembrou a origem “caipira” e reforçou que, apesar de industrial, o Estado tem vocação essencialmente agrícola. “É a representação do que é nosso país. Desde os tempos do café, da cana de açúcar, da bovinocultura e agora da avicultura e suinocultura. A realização do SIAVS aqui é prova disso e esses setores terão ainda mais incentivo nosso”, frisou. Pouco antes, Garcia havia se reunido com produtores e exportadores de carnes de aves, suínos e ovos de São Paulo. Após, a comitiva, acompanhada do presidente da ABPA, Ricardo Santin, percorreu os estandes da feira no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). A programação continua ativa para visitação na feira e palestras neste dia 11 de agosto, último dia do SIAVS.